After Action Report Medieval 2 – Veneza – Parte 6 (1220 – 1254)

Pascal Selvo e a destruição do Reino da Hungria

Após mais um fracassado ataque a cidade de Viena, pela Hungria, as tropas de Ragusa finalmente se encontram com Pascal Selvo na fronteira para levantar cerco em Budapeste. É a primeira vez em anos que Pascal chega tão próximo a capital dos traidores.

No ataque de Viena, Tomaso Selvo, filho de Doge Benasuto (governador de Alexandria), vinha de Milão para governar Viena, porém como esta se encontrava sitiada, o mesmo se envolveu na batalha para defender os interesses do império, porém foi fatalmente morto por tropas húngaras em campo. Viena ficou sem governador e o Doge perdeu seu filho general.

Ao chegar a Budapeste, uma cidade super protegida por grandes muros e torres de balista, os 2 mil homens de Selvo têm dificuldade para adentrá-la. Lá se encontra o príncipe húngaro Shafar, o Honesto, que perece em batalha, representando um grande golpe ao reino por parte da República de Veneza.

Pascal Selvo passara tanto tempo em front húngaro que agora é apelidado de O Cicatrizado. Não foram poucas as suas batalhas na defesa de Viena. Agora ele avança em direção ao castelo de Bran com um grande contingente de tropas milicianas tanto de Viena quanto de Ragusa.

Lá ele encontra um castelo escassamente protegido, mas que ao sudoeste há um grande exército húngaro pronto para atacar a qualquer momento. Sua investida contra o castelo é rápida e não houve tempo para o exército salvá-lo.

Mais abaixo a cidade de Bucareste também não consta com um grande regimento, mas um significativo para precisar da presença de Pascal Selvo e de alguns sargentos lanceiros. Esse foi o último reduto húngaro existente. Após a sua conquista, toda a história húngara fora apagada e os seus leais generais foram rebaixados a simples rebeldes que vagam pelos territórios sem rumo.

Agora quem sabe depois dessa aventura que começou lá em Zagreb e terminou em Bucareste, Pascal Selvo não tire férias bastante longas como governador de Bucareste, ao invés de general nos fronts de batalha. Entretanto, devido o seu ganho de experiência durante todos esses anos, se sua presença for requerida, ele terá que comparecer. Aproveite as férias, Pascal Selvo.

Invasão Mongol: tentativa de dominar o Oriente Médio

A horda mongol chegou por Baghdad. Não foi interesse para eles, pelo menos, saquear a cidade egípcia ou Mossul, que era turca. Tiveram que vir logo a mim, nas minhas pacíficas cidades.

A primeira vítima foi a cidade de Antióquia, que mesmo com muitos lanceiros não foi capaz de segurar a enorme onda de cavalaria. A vitória dos mongóis foi clara. Após isso, os selvagens ainda exterminaram 997 soldados venezianos e se assentaram na região definitivamente.

A cidade de Damasco, que havia se tornado independente depois da saída de Cristiano Selvo (O Cruzado), também pereceu ante a horda mongol.

Os egípcios imaginando o que viria ocorrer com a presença desse povo do leste, preferiu um cessar fogo com Veneza, pois agora o inimigo é outro. Isso, porém, pode ser contraditório,  já que Veneza capturou 4 regiões egípcias, riquíssimas. O Oriente Médio é uma bagunça.

O castelo do Acre também foi parar em mãos mongóis, infelizmente. Essa cidade ainda não estava bem modernizada como o Doge gostaria, mas ela tinha uma representação histórica significativa. Foi lá que morreu o grande e majestoso Cristiano Selvo.

A terceira cruzada foi aberta, dessa vez contra a cidade de Antióquia (pela segunda vez).

No castelo de Cesária foi criado um exército de testes para combater os mongóis em campo aberto. Lenuzo Selvo, governador de Constantinopla, aderiu a cruzada e se juntou ao exército “de testes”.  Vários besteiros, algumas cavalarias leves e infantarias pesadas. O resultado foi um real extermínio dos venezianos.  A luta, porém continua. Tropas de Rhodes e de Cesária estão prontas para mais um novo combate.

Aluysio de Torilia: outro novato na República dos Selvos

Aluysio de Torilia é um novato na República dos Selvos. Ele é casado com a neta de Cristiano Selvo, que, por conseguinte é filha de Antônio Selvo, governador de Bolonha.  Ele foi incumbido de ir defender o castelo de Staufen, que estava sofrendo raids germânicas.

No caminho ele encontra Agostino Rossi, um rebelde dos tempos de Milão. Ele precisa ser eliminado devido a sua presença com um grande contingente rebelde representar perigo a Berne. E assim foi feito. A primeira batalha de Aluysio foi contra os “fósseis” milaneses. A vitória foi garantida.

Os franceses não estão felizes com Veneza também, pois a todo custo tentam dominar Dijon. Sem sucesso. Aluysio de Torilia indo a caminho de Nuremberga, encontra um exército enorme de franceses da segunda cruzada. Seu poderio era muito grande se comparado com as milícias e besteiros venezianos, que por sinal são muito bons.  Mesmo sendo uma “clear victory” a França representou perigo, não podemos descansar.

A morte de Simão Selvo e o front siciliano

Simão Selvo aproveitara os tempos da Segunda Cruzada para invadir a Argélia, sob poder mouro. Entretanto ele não havia levado significativa quantidade de soldados, mas apenas o suficiente para a conquista. Como ele conquistara o local e a Cruzada ainda não havia terminado, alguns soldados desertaram e ele acabou ficando com apenas alguns.

Tentou conquistar Marraquexe, sem sucesso. Voltou a Argélia e lá encontrou mais tropas, com intento de invadir a Tunísia, sob poder siciliano. Exatamente na fronteira que separa Argélia da Tunísia houve um confronto entre Simão e dois generais sicilianos, Nicollo e Gano. Todos eles foram mortos em batalha, sobrando apenas um capitão a comandar as tropas.

Simão Selvo era um dos filhos de Cristiano Selvo.

Na Itália, seu irmão, Rizardo Selvo conquista Nápoles depois de um turno de 6 anos.

Pormenores

– A cidade turca de Ierevã é conquistada.

– O novo papa é de Veneza, mais uma vez.

– Estranhamente os mongóis fazem comércio marítimo com os Estados Papais na ilha do Chipre.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s